terça-feira, 24 de julho de 2012

Segunda incursão na trilha do Marco 22 - 21/07/2012

Segundo episódio do planejamento da travessia Ciririca - Graciosa (Fotos por Thiago Mayer)

Fomos eu, o Thiago Mayer e o Gustavo, dessa vez com o carro do Gustavo. O objetivo era repetir o trajeto da primeira incursão para obter dados mais realistas de velocidade média rio abaixo, o que é uma informação extremamente importante na hora de planejar a travessia (em quanto tempo faremos, onde devemos parar, a que hora chegaremos no final, etc). Havia a esperança pouco realista de chegarmos até o dique e também a esperança de encontrar a trilha que ia até a confluência, mas isso era secundário. O importante era subir e descer o rio e calcular a velocidade. Revisando os pontos mais importantes:


  • Marco 22: início da trilha, na Estrada da Graciosa;
  • Entrada Rio: ponto onde entramos no rio na primeira incursão;
  • Primeira Incursão: ponto até onde fomos na primeira incursão;
  • Confluência: confluência que quase dobra a vazão do Rio Mãe Catira, e onde desemboca uma provável trilha que não conhecíamos.
A mínima prevista para o dia era de 9 graus, ideal para tomar banho de rio e escalar cachoeira. Estacionado o carro no mirante do alto da serra, descemos os 800 metros até o Marco 22 e começamos a trilha às 9h00. Eu tinha o track da primeira incursão, que foi seguido quase que cegamente. Às 9h57 chegamos ao rio.

Na Graciosa, Thiago Mayer com sua câmera à prova de Rio Mãe Catira

A subida do rio foi muito mais rápida do que na primeira incursão: em 3h34 subimos 1587 metros. Passamos a ilha onde o Toledo esperou na outra incursão, passamos por mais outra ilha e chegamos a uma cachoeira grandinha, que oferecia certo perigo, o que nos motivou a subir a encosta e ir pelo mato. Passamos a confluência e, alguns metros à frente, uma segunda cachoeira, seguida de uma terceira, que foi nosso destino final. A segunda era bem peculiar, com água fluindo apenas no canto esquerdo do paredão, como mostra a imagem:

Segunda cachoeira. Gustavo em baixo e eu lá em cima.

Pensei que no verão a vazão aumenta e o canto direito também começa a jorrar água, formando uma dupla de cachoeiras conhecida como Gêmeas da Mãe Catira. Mas revendo um artigo que eu havia lido sobre as Gêmeas constatei que essa queda que encontramos não tinha nada a ver com elas. Essa região é pouquíssmo explorada, pouco conhecida e quase nada documentada. A única certeza é que, nesse trecho, a altura das quedas e o fluxo de água exigem todo cuidado e atenção possíveis, tornando a navegação pela encosta a opção preferencial, evitando o rio e as quedas.

Por volta das 13h00 sentamos para comer antes de iniciar o retorno. Durante o retorno eu já estava farto de ficar pulando de pedra em pedra no rio, sempre usando os braços como apoio, e decidi subir alguns metros da encosta, que naquele trecho se mostrava relativamente transitável. O Thiago e o Gustavo concordaram em arriscar a mudança de estratégia, subimos para o mato e eis que... encontramos a trilha!!! Encontramos a trilha que desemboca na confluência (vide figura lá em cima) e que vem desde o Marco 22. A partir daí a volta fluiu muito bem, com exceção de alguns pontos duvidosos em função da pouca densidade da mata (conforme já comentado no relato da primeira incursão). O retorno pela trilha durou 1h40, o que demanda, é claro, uma nova incursão, dessa vez explorando a trilha na ida e na volta, possibilitando um progresso total muito maior dado o tempo economizado.

Ida em verde e volta em amarelo

Progresso da incursão comparado à extensão da travessia Ciririca - Graciosa

Na volta, comemos uma coxinha de aipim no boteco do mirante e ficamos apreciando a vista que este oferece da Serra do Ibitiraquire. O céu estava totalmente limpo.

Pico Paraná e Ciririca vistos do Mirante

Conclusão: uma terceira incursão é extremamente interessante, aproveitando o atalho encontrado. Deverá ser a última (por este lado) antes da travessia.

Um comentário:

  1. Cara, que pecado essas fotos não estarem disponíveis; só os mapas dá pra ver...

    ResponderExcluir