domingo, 22 de julho de 2012

O Marumbi nos seus melhores ângulos

Quem pratica montanhismo na Serra do Mar paranaense sabe que uma das partes mais legais de subir um morro é a vista que ele proporciona dos outros. Reconhecer as montanhas das serras do Ibitiraquire, Farinha Seca, Marumbi, Baitaca e Prata é uma atividade de cume quase obrigatória quando as condições atmosféricas permitem. Colecionar ângulos e enquadramentos revela-se um hábito muito interessante dada a exuberância da Serra do Mar no litoral paranaense. Com isso em mente, criei esse post (que espero ir editando mais tarde adicionando novas fotos) com fotos tiradas por mim do Maciço do Marumbi. Nenhuma preferência pessoal por esse conjunto em específico, mas é que têm saídos algumas fotos boas, a despeito de terem sido feitas com uma singela Sony Cybershot.

A clássica imagem do conjunto visto a partir da estação Marumbi na Ferrovia Curitiba Paranaguá. Essa foto foi tirada em 20 de julho de 2012 por volta das 16h após eu e mais três colegas percorrermos o conjunto subindo pela trilha branca e descendo pela vermelha. É raro ver o céu do Marumbi assim sem nuvens, e por isso conseguir tirar essa foto clássica é um raro privilégio. Clássica porque é a imagem emblemática do conjunto, presente por exemplo na capa do livro "As Montanhas do Marumbi" de Nelson Luiz Penteado Alves. Repare-se na cabeça do tigre despontando por trás do Abrolhos.

Essa é de cima do Anhangava, feita às 8h da manhã num sábado de verão, 4 de fevereiro de 2012. A silhueta do maciço permite que se identifiquem os principais cumes, e logo à esquerda emergem das nuvens também alguns morros da Serra da Farinha Seca.

Visto do Santuário de N.S. do Cadeado, tradicional ponto de parada do Caminho do Itupava, em 9 de março de 2012.

Visto da igreja matriz de Morretes, em 27 de maio de 2012. Dia em que eu e a Aline mostramos ao pai dela que o litoral do Paraná é bem mais que "as praias do Paranã".


Do Samambaia, que é aquele morro "anexo" ao Anhangava onde fica o campo de asa delta. 7 de julho de 2012, sábado de sol raro no inverno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário